Priorize vulnerabilidades em um ambiente de TI moderno
A priorização de riscos é um elemento crítico de um programa de gestão de vulnerabilidades. Normalmente, uma empresa abriga por ano milhares de vulnerabilidades em seus dispositivos conectados à Internet, sendo extremamente difícil, mesmo para a equipe com mais recursos financeiros e de pessoal, remediar todas as vulnerabilidades.
A abordagem tradicional do gerenciamento de vulnerabilidade visa reduzir falhas consideradas críticas. No entanto, essa gestão só pode ser considerada eficaz se o foco principal das empresas for eliminar os riscos iminentes que podem causar o impacto mais significativo nos negócios. A falta de visibilidade entre os ativos vulneráveis e processos de negócios dificultam as áreas envolvidas no tratamento das vulnerabilidades e no direcionamento de esforços e recursos para reduzir os riscos.
De fato, a eficácia da gestão de vulnerabilidade está relacionada diretamente à capacidade de se concentrar nas vulnerabilidades que representam o maior risco para as operações da empresa. Qualquer coisa diferente disso, leva as equipes de TI e segurança a ficarem sobrecarregadas, deixando os profissionais perdendo tempo corrigindo falhas de baixo ou nenhum risco.
A análise de Risco é o ponto de partida fundamental para construir uma gestão de vulnerabilidade eficiente
Um número cada vez maior de empresas reconhece a importância de reduzir suas vulnerabilidades de tecnologia. Na prática, elas buscam proteger seus ativos, incluindo todas as partes de sua arquitetura tecnológica que tenham valor para o negócio e para o seu cliente e possam ser utilizadas por um cibercriminoso para realizar ataques virtuais, roubo de dados ou causar outros impactos negativos para a organização.
Para muitas empresas, pode ser difícil saber exatamente como implementar as melhores práticas de remediação de vulnerabilidades de forma eficiente. As organizações muitas vezes ficam sobrecarregadas com o grande número de pontos de risco ao negócio que os relatórios de segurança identificam.
Porém, com o uso da estratégia certa e adoção de boas práticas, recomendadas principalmente através da implantação correta de um programa de GRC (Governança, gerenciamento de risco e conformidade), visando a priorização e correção de vulnerabilidades, sua empresa pode direcionar esforços para os riscos que representam as maiores ameaças, junto com todas as ações necessárias para eliminá-las ou minimizá-las.
Em vez de tentar resolver aleatoriamente as vulnerabilidades existentes de sua organização, busque um método eficiente para determinar quais vulnerabilidades devem ser tratadas com prioridade e enderece os tratamentos para as respectivas áreas responsáveis com prazos e fluxos de acompanhamentos definidos.
As violações da segurança cibernética são uma infeliz inevitabilidade em nosso cenário moderno de negócios repleto de tecnologia e conectividade. Reconhecer a importância do gerenciamento de vulnerabilidade e implementar um plano eficiente é fundamental para ficar à frente do risco de incidentes e seus prejuízos.
O objetivo da gestão e correção da vulnerabilidade é evitar que tais ataques cibernéticos prejudiciais aconteçam. Em vez de apenas bloquear cibercriminosos em sua rede depois que eles já lhe custaram tempo e recursos valiosos, buscar e implementar as melhores práticas recomendadas de priorização e correção de vulnerabilidades pode ajudá-lo a evitar que os criminosos digitais causem maiores prejuízos para sua empresa.