Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Ameaças ESG Governança Privacidade de dados Riscos Tecnologia

Mitigação de ameaças: é preciso gerenciar os riscos

Nem é preciso irmos tão longe para entendermos a importância da mitigação de ameaças nas empresas. Não temos dúvidas de que 2020 ficará como um ano para ser lembrado por todos nós. Embora a pandemia de Covid-19 tenha tido um impacto enorme, os últimos dois anos nos trouxe muitos desafios.

Todas essas ameaças destacaram a volatilidade persistente e disruptiva que estamos sujeitos atualmente. De fato, não há razão para pensarmos que o risco diminuirá.

A EY Global Board Risk Survey 2021 mostra que 83% dos membros do conselho acreditam que as disrupções de mercado se tornaram cada vez mais impactantes enquanto 87% acreditam que elas se tornaram cada vez mais frequentes.

Na prática, nenhum indivíduo ou organização pode prever riscos específicos. Mas as empresas podem e precisam se preparar para um futuro incerto e volátil.

Os diferentes tipos de riscos

Harvard Business Review divide os riscos de uma empresa em três partes: ameaças evitáveis (aquelas dentro de sua organização), ameaças estratégicas (aquelas que você pode assumir para gerar retornos mais altos) e ameaças externas (aquelas que ocorrem fora de sua organização e, portanto, fora de seu controle).  

Mais especificamente, os exemplos a seguir devem ser considerados em sua avaliação de gerenciamento de riscos de negócios:

  • Riscos de perigo
  • Riscos físicos e ambientais
  • Riscos humanos
  • Riscos tecnológicos e operacionais
  • Riscos estratégicos
  • Riscos financeiros
  • Riscos a terceiros
  • Riscos à reputação
  • Riscos regulatórios

As empresas estão cada vez mais conscientes dos riscos que enfrentam

Uma das maneiras pelas quais as empresas estão lidando com os riscos é através da adoção do ESG, que se refere às dimensões ambientais, sociais e de governança que afetam a capacidade das empresas de cumprirem suas obrigações para com seus acionistas e outras partes interessadas.

  • Riscos ambientais:  as empresas estão adotando medidas para diminuir sua pegada de carbono, aumentar a eficiência energética e diminuir o desperdício.
  • Riscos sociais:  as empresas estão se concentrando em atender às demandas de seus colaboradores, clientes e outras partes interessadas em termos de diversidade e inclusão, condições de trabalho justas e responsabilidade social corporativa.
  • Riscos de governança:  as empresas estão se concentrando em aprimorar suas práticas de governança corporativa, incluindo a transparência e o controle interno.

Como construir e implementar um plano de gerenciamento de riscos

O plano deve ser projetado para atender às necessidades específicas da sua empresa, ser revisado com frequência para garantir que continue sendo relevante e, sempre que possível, ser automatizado com soluções de software que ampliem a produtividade, reduzam custos e otimizem tempo.

Abaixo estão alguns passos macros: 1. Identifique os riscos enfrentados pela sua empresa
2. Avalie os riscos para o negócio e determine a tolerância ao risco
3. Crie um plano de mitigação para os riscos identificados
4. Implemente o plano de gerenciamento de risco
5. Revise e atualize o plano com base nas mudanças no ambiente de negócios