Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Ciberataques Cibercrime Copa do Mundo Vazamento de dados
De olho na bola e nos ciberataques

De olho na bola e nos ciberataques

por Gustavo Lopes, Consultor GRC

O ano de 2021 foi marcado por vazamentos de dados e golpes que usaram essas informações para fazer vítimas. De janeiro a novembro, 24,2 milhões de perfis de brasileiros tiveram suas informações expostas na internet a partir de ataques ou brechas em sistemas. Com isso, o Brasil assumiu o 6º lugar no ranking de países com mais vazamentos de dados no mundo. O ano mudou e as fraudes estão cada vez mais elaboradas. E, especialmente em ano de grandes acontecimentos – como eleições e Copa do Mundo – é preciso estar ainda mais atento.

Paixão nacional e hackers em campo

O cibercrime está em constante evolução e, por isso, nem as empresas nem os usuários podem baixar a guarda. A sofisticação tem sido tão grande que os ciberataques passaram de simples e massivos para mais complexos e direcionados, o que sugere que os cibercriminosos estão aperfeiçoando cada vez mais suas táticas.

À medida que a Copa do Mundo se aproxima são identificados mais golpes utilizando o evento como isca. São sorteios de viagens para o Qatar, promoções inacreditáveis de tão boas e, claro, as tão almejadas figurinhas para completar o álbum. A criatividade é enorme, assim como o risco.

O fato é que nesses momentos de euforia os usuários tendem a estar mais desligados quanto às boas práticas contra a engenharia social utilizada nos crimes virtuais. Também estão mais suscetíveis aos cliques e às mensagens apressadas “clique agora e ganhe”, “faltam poucos minutos para concorrer”, “indique 30 amigos e ganhe”…  As abordagens são inúmeras, assim como os riscos.

Dicas para torcer sem preocupação

Pensando na crescente onda de golpes, reunimos aqui algumas dicas preciosas para não cair em roubada e torcer pela nossa seleção sem problemas:

1. Desconfie sempre de tudo que parecer bom demais para ser verdade. Isso vale tanto para promoções, quanto promessas incríveis.

2. Evite clicar em links de fontes desconhecidas, especialmente aqueles compartilhados via aplicativos de mensagem e redes sociais. Na dúvida, procure os sites oficiais das marcas.

3. Mantenha o antivírus dos seus dispositivos (computador e celular) atualizado.

Política de Segurança corporativa

Vale também reforçar, junto aos usuários da empresa, quais as Políticas de Segurança estabelecidas e relembrá-los sobre algumas boas práticas de utilização da internet e como funcionam os golpes de phishing.

Tecnologias modernas e processos bem formatados não são suficientes quando o elo mais fraco da segurança não é continuamente aculturado sobre os perigos cibernéticos. Feito isso, hora de torcer (e muito!).