Resumo de 2024: Destaques das fraudes e ameaças cibernéticas
A cada ano que passa, percebemos que o cenário de ameaças cibernéticas se torna mais complexo, com o cibercrime e atores se reinventando e trazendo novos desafios. Por isso, é óbvio e desnecessário dizer que 2024 não foi diferente. As tensões geopolíticas globais continuaram influenciando o cenário de ameaças, com constantes operações de guerra cibernética e hacktivismo. No palco do cibercrime, os valores de resgate de ransomware e o faturamento do cibercrime brasileiro bateram novos recordes, assim como o recorde de volume dos ataques DDoS é batido anualmente.
Nesse ano que passou vivenciamos eventos históricos no cenário cibernético, desde um apagão global causado por uma atualização em uma ferramenta de segurança, até uma cidade na Ucrânia sofrer corte no abastecimento de energia elétrica, em pleno inverno europeu, causada por um malware direcionado a atacar empresas do setor de energia. Apesar dos grandes esforços das forças da lei em todo o mundo, que merecem os nossos aplausos, o grupo de ransomware mais ativo em 2024 surgiu no início deste mesmo ano, mostrando a força e resiliência desta ameaça!
Essa evolução constante do cenário de ameaças mostra a necessidade sempre urgente de investimento frequente em ferramentas, processos e pessoas. Mas, como nem isso tem se mostrado suficiente, cresce a demanda por iniciativas de regulamentações, legislações e políticas públicas para proteger a nossa sociedade, cada vez mais dependente da tecnologia e mais encurralada pelos cibercriminosos.
Baixe gratuitamente o Relatório Anual da Apura 2024:

Fonte: Relatório Anual Apura
