Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Infraestrutura LGPD Ransomware Segurança
Proteção de dados: entenda a importância do investimento

Proteção de dados: entenda a importância do investimento

Não é exagero dizer que o investimento em proteção de dados se tornou fundamental para organizações de todos os portes e setores. Afinal, cada vez mais os negócios estão vulneráveis nos meios digitais. Soma-se, ainda, os novos modelos – como o trabalho remoto, por exemplo – que exigem readequação de políticas e infraestrutura.

Números e estatísticas que comprovam a importância da proteção de dados

Um estudo realizado pela Fortinet apresenta que o Brasil registrou no primeiro semestre de 2022, 31,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos a empresas. O número é 94% superior na comparação com o primeiro semestre do ano passado

Outra pesquisa também concluiu que 7,1% dos ataques hackers realizados no mundo foram feitos contra empresas brasileiras.

Tendências de ameaças cibernéticas

Os ataques cibernéticos estão em constante evolução, com recursos cada vez mais sofisticados para invadir sistemas e roubar dados.

Saber quais são as tendências de ameaças cibernéticas do momento é fundamental para evitá-las e combatê-las, caso aconteçam.

De acordo com o Relatório de Ameaças Cibernéticas SonicWall 2022, atualmente, os crimes digitais mais comuns sofridos pelas empresas são:

  • Ransomware: tipo de malware que pode bloquear os dispositivos ou criptografar seus conteúdos para extorquir dinheiro de seu proprietário
  • Cryptojacking: sequestro e mineração indevida de criptomoedas
  • Ameaças criptografadas: golpe dado quando os criminosos aproveitam a própria criptografia para jogar man-in-the-middle e interceptar e-mails, credenciais, informações privadas e dados de transações das vítimas
  • Malware na IoT: arquivos maliciosos presentes em objetos conectados, tais como relógios, tablets, assistentes virtuais, entre outros
  •  Ataques zero-day: ataques em vulnerabilidades de software desconhecidas pelos desenvolvedores

Tecnologia vs Ameaças

A aceleração digital que várias empresas adotaram com a pandemia trouxe à cena a importância de tecnologia associada aos objetivos do negócio e seu crescimento, além de atender à LGPD que entrou em vigor. Com recursos limitados – como tempo e dinheiro – os investimentos precisam ser assertivos e a escassez de mão de obra especializada intensificou ainda mais essa necessidade.

Diante dessa corrida pela inovação, preços altos e indefinições pelas questões geopolíticas no mundo, ter um bom plano de investimento, processos maduros e fornecedores habilitados é a melhor estratégia para garantir a proteção dos seus dados corporativos.