Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Aplicações Automação DevOps Hacker Segurança

Por que sua empresa deve investir em automação de segurança de TI

De acordo com a pesquisa Global Incident Response Threat Report, 40% dos profissionais de TI afirmam que as ameaças cibernéticas representam um risco para a continuidade dos negócios. Além disso, a grande procura por profissionais de TI mediante uma oferta escassa de profissionais também aumenta a necessidade de uma automação da área para suprir as demandas e não sobrecarregar a equipe. Por isso, investir em tecnologia para a automação de processos é fundamental para evitar ataques de hackers e proteger os dados cruciais das empresas.

O que é automação de segurança?

O processo de automação de segurança consiste no uso da tecnologia para realizar, com o mínimo possível de assistência humana, os testes de aplicações, infraestruturas tecnológicas e processos de segurança nas empresas.

Com a automação, as organizações conseguem acelerar processos, escalar ambientes e criar fluxos de trabalho de integração, entrega e implantação contínuas.

Por que é importante automatizar os processos de segurança de forma contínua?

A automatização dos processos de segurança de forma contínua é muito importante, tendo em vista que, quanto maiores e mais complexas são as infraestruturas e as redes, mais difícil é o gerenciamento manual. 

Logo, realizar as práticas de forma manual poderia levar muito tempo e não ter a mesma eficácia dos serviços automatizados. Assim, ficaria muito difícil para a sua empresa se colocar à frente da concorrência e ter um maior diferencial competitivo.

Investir na automatização de processos, portanto, é muito importante para os negócios. Por isso, vale a pena se informar sobre o assunto e buscar meios para implementá-lo.

É interessante destacar ainda que, de acordo com a pesquisa IDC, a implementação da segurança pode resultar em até 95% de redução no custo médio das violações.

Benefícios de automatizar a segurança

Quando uma empresa investe em automação de segurança, os benefícios são tangíveis e imediatos.

Aumento de produtividade

Como as tarefas serão automatizadas, a equipe terá mais tempo para realizar aquilo que realmente é importante para o negócio. Ou seja, poderá focar mais no seu core business e deixar que a automação tome conta dos processos de TI voltados à segurança. Tudo o que é repetição ficará a cargo do software.

Confiabilidade

A redução das intervenções humanas nas atividades fará com que se tenha menos equívocos nas operações. Com a redução desse tipo de erro, a empresa ganha ainda mais confiabilidade nas atividades. Os processos, testes, fluxos e as atualizações serão feitos sempre com maestria, sem deixar margem para que as falhas aconteçam.

Governança facilitada

A automação de segurança facilita a implantação de um projeto de governança corporativa na empresa. Como tudo será codificado, fica mais fácil ter controle total sobre os negócios e conquistar mais resultados positivos nas operações.

Como implementar processos de automação de segurança

Nenhum aplicativo é 100% seguro e estima-se que 90% dos aplicativos desenvolvidos tenham algum tipo de vulnerabilidade, sendo que 34% apresentem vulnerabilidades críticas. Por isso, muitos gestores de TI desejam saber como implementar processos de automação de segurança.

No mercado, existem várias soluções que podem ser utilizadas nesse sentido. Uma delas é o HCL AppScan.

Trata-se de uma tecnologia de testagem de segurança SAST, DAST e IAST que permite um processo de desenvolvimento mais seguro, sem perder eficiência da esteira de DevOps.

A solução abrange uma infinidade de linguagens e conta com a possibilidade de ser usado em ambientes complexos, possibilitando testar aplicações próprias e terceiras e expor eventuais vulnerabilidades de forma automatizada e rápida.