Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Ciberataques Cibercrime Vazamento de dados

Oscar 2024 na mira dos cibercriminosos 

Como acontece em datas especiais – como Dia das Mães, Black Friday e Natal – os eventos de grande visibilidade também despertam a criatividade dos cibercriminosos. É assim com a Copa do Mundo, Olimpíadas e, não menos, com a premiação do Oscar. 

Na edição de 2023 o ataque mais difundido envolvia um golpe de phishing. Através de um site falso que dizia ter todos os filmes indicados à estatueta, os bandidos roubavam os dados bancários dos usuários. A plataforma pedia que o internauta pagasse uma pequena taxa de assinatura. Com isso, eles conseguiam roubar os dados bancários da vítima e realizar transações não autorizadas, funcionando como uma assinatura recorrente que retirava valores da conta até esvaziá-la. 

Já na edição de 2021, foram identificados dois tipos de golpe. O primeiro deles baseava-se no roubo de dados através de um site que exibia poucos minutos dos filmes e, então, solicitavam pagamento; já o outro golpe envolvia atividades maliciosas relacionadas à download ilegal dos filmes e instalação de malwares nas máquinas.  

Dicas para não cair nesse tipo de golpe

  • Preste atenção às datas oficiais de lançamento de um filme nos cinemas, nos serviços de streaming e TV. 
  • Verifique a autenticidade dos sites antes de inserir dados pessoais e use apenas páginas oficiais para assistir ou baixar filmes. Verifique os formatos de URL. 
  • Use uma solução de segurança confiável que identifique anexos maliciosos e bloqueie sites de phishing. 
  • Não clique em links desconhecidos, principalmente aqueles que prometem uma superpromoção ou desconto. Com um simples clique você pode ser redirecionado para um site de phishing ou até fazer o download de um malware em seu aparelho. Em caso de anúncios ou promoções, sempre consulte o site oficial daquela empresa. 
  • Preste atenção nas extensões dos arquivos que estão sendo baixados. Um arquivo em vídeo nunca terminará em extensões .exe ou .msi, por exemplo. 
  • Evite clicar em links que prometam acesso antecipado à conteúdo inédito. Caso tenha dúvidas sobre a autenticidade do arquivo, confira se já está disponível em provedores de entretenimento. 

Política de Segurança corporativa

Vale também reforçar, junto aos usuários da empresa, quais as Políticas de Segurança estabelecidas e relembrá-los sobre algumas boas práticas de utilização da internet e como funcionam os golpes de phishing.  

Tecnologias modernas e processos bem formatados não são suficientes quando o elo mais fraco da segurança não é continuamente aculturado sobre os perigos cibernéticos.