Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

DLP Monitoramento Segurança
Os desafios das empresas em adotar DLP

Os desafios das empresas em adotar DLP

Soluções de proteção e prevenção a vazamento de dados estão em alta. Isso porque a necessidade de conformidade com regulamentações recentes tem obrigado as empresas a implementarem mecanismos para estarem aderentes. Soluções de DLP voltaram a ter grande foco mas, afinal de contas, o que é DLP e quais suas principais funcionalidades? 

Basicamente, DLP ou Data Loss Prevention tem o objetivo de melhorar a segurança da informação e proteger as empresas contra violações de dados. De forma geral, o DLP impede que os usuários movam informações consideradas estratégicas ou sensíveis do negócio para fora do ambiente permitido.

Esse conceito de prevenção contra perda de dados inclui também as ferramentas que permitem que um administrador de rede monitore os dados acessados ​​e compartilhados por todos os usuários da empresa.

Na prática, as empresas usam soluções DLP para classificar e priorizar a segurança dos dados. Porém, as soluções de prevenção contra perda de dados podem ir além da detecção padrão e fornecer alertas para situações consideradas de risco, reforçar a criptografia e isolar dados.

Recursos comuns em soluções DLP incluem:

  • Monitoramento: fornece visibilidade dos dados e do acesso ao sistema.
  • Filtragem: podem filtrar fluxos de dados para restringir atividades suspeitas ou não identificadas.
  • Relatórios: fornecem registro e relatórios úteis para resposta a incidentes e auditoria.
  • Análise: podem identificar vulnerabilidades e comportamento suspeito e fornecer contexto forense para equipes de segurança.

As atuais soluções DLP combinam essencialmente duas abordagens principais. Na primeira etapa, as ações de prevenção contra perda de dados analisam o contexto de um documento para ver se ele pode ser classificado. Se o contexto for insuficiente, ele examina o documento usando o reconhecimento de conteúdo. 

Desafios de implementar um programa de prevenção de perda de dados

A força de trabalho das empresas costuma ter acesso a informações confidenciais ou consideradas críticas para as operações de negócio, podendo compartilhá-las a qualquer momento, o que pode levar à perda acidental ou intencional de dados. A natureza distribuída dos atuais sistemas computacionais amplia ainda mais o problema.

Além disso, o armazenamento de dados pode ser acessado de locais remotos, por meio de serviços em nuvem, além de laptops e outros dispositivos móveis que podem se encontrar frequentemente vulneráveis, tornando-se cada vez mais difícil garantir que os dados estejam seguros e que uma estratégia de prevenção de perda de dados seja implementada com sucesso. 

A adoção de uma solução de DLP pode ser um grande desafio para as empresas. Essa dificuldade é especialmente evidente em ambientes cujas operações de negócio são bem distribuídas. É comum não ter um entendimento claro de como a empresa gerencia seus dados, sem um padrão interno de armazenamento e controle.

Se as empresas tiverem vários aplicativos que estão obtendo dados de fontes diferentes, como lidar com esse compartilhamento? De fato, pode ser difícil uma empresa entender totalmente o conceito de ameaça interna. 

Além da equipe de tecnologia e gestores, toda a força de trabalho deve ter consciência de ver os dados corporativos como potencialmente em risco de dentro para fora.

DLP não é apenas um produto pontual visando a segurança da informação

Em vez disso, a política de prevenção contra perda de dados deve ser vista como uma estratégia de proteção de dados em toda a empresa. Soluções básicas de tecnologia não resolvem os problemas reais de vazamento e roubo de dados. 

Portanto, uma política abrangente que aborde a empresa e a natureza específica dos negócios é essencial para uma implantação de DLP eficiente e bem-sucedida. Uma empresa naturalmente vai estar em risco se não tiver uma estratégia de prevenção contra perda de dados. 

Efetivamente, o DLP é uma abordagem holística que busca determinar que seus dados, sua localização e sua prevenção contra vazamentos são essenciais para o sucesso do negócio.