Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

ESG ROI

ESG: principais dificuldades encontradas pelas empresas

Engana-se que ESG é um modismo e as empresas que não se atentarem para essa tendência – que já é uma realidade! – ficarão para trás! Segundo o KPMG CSR Report, de 2020, 80% das empresas no mundo todo apresentam ações de sustentabilidade (Environmental).

Novas regras da CVM para o ESG passam a vigorar 

No início de 2023 novas regras da CVM para o ESG passaram a vigorar. Por enquanto a obrigatoriedade está restrita às empresas de capital abertos nível A e B. No entanto, em um curto prazo de tempo, outras empresas seguirão esse caminho em aderir aos relatórios. Isso porque cada vez mais o mercado financeiro vem exigindo em seu cadastro, para análises de créditos e financiamento, tal comprovação. O mesmo tem acontecido com fundos de investimento.

Desafios na rotina 

Mas se esse é um caminho sem volta, por que é tão difícil ainda para as empresas internalizarem essa realidade e desenvolverem estratégias concretas de ESG? Segundo uma pesquisa realizada pela PWC, as principais dificuldades encontradas pelas empresas são:

  • 31% têm dificuldade em quantificar o ROI potencial
  • 31% consideram a volatilidade dos requisitos regulamentares
  • 33% reconhecem falta de atenção ou apoio da liderança
  • 37% identificam ausência de padrões de relatórios e regulamentos / complexidade
  • 40% veem falta de equilíbrio do ESG com metas de crescimento da empresa

Primeiros passos

Para sair desse impasse e dirimir tais dificuldades, existem alguns primeiros passos importantes:

1º passo: Colocar o assunto na agenda das lideranças, que devem patrocinar o projeto, exigir sua realização e acompanhar seus resultados.

2º passo: Tão importante quanto o primeiro, é entender quais frentes de atuação são coerentes com o seu negócio.

3º passo: Aferição. É preciso automatizar, integrar e organizar seus processos de gestão de ESG. Só assim é possível provar sua relevância e importância.