Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

ESG Riscos

ESG: na agenda de prioridades das empresas

Segundo um estudo feito pela revista Exame – “A estratégia que virou obrigatória entre os grandes CEOs” – a pauta ESG está na agenda das empresas brasileiras. Um levantamento feito pelo IBM Institute for Business Value (IBV), em 2022, mostrou que o assunto está sendo tratado como prioridade máxima por 48% dos CEOs brasileiros, o que representa um aumento de 65% em relação ao ano anterior. 

Mas por que isso está acontecendo? Podem ser diversos fatores, mas alguns foram apontados, em alguns estudos, como prioritários. São eles: 

  1. A crise climática se tornou uma emergência. Eventos extremos podem comprometer uma infraestrutura de transporte, assim como safras inteiras podem ser destruídas por escassez de chuva. Esses são apenas alguns exemplos do impacto do clima nos negócios. 

Hoje, mais de 90% do PIB global já se comprometeu a neutralizar suas emissões líquidas de carbono, o chamado net zero. Se a pauta ambiental ainda não chegou na sua empresa, é uma questão de tempo para que ela chegue por força de lei. 

  1. O mercado de investimentos mudou e a pauta ESG já está servindo como base para decisões de investimento no mundo todo. Com isso, as empresas que quiserem crescer de forma consistente, no longo prazo, precisam pensar em quem elas querem atrair como investidores. 
  1. Mudanças de paradigma, por parte dos consumidores e do mercado de trabalho. Uma pesquisa da Fiep revelou que 87% dos brasileiros preferem comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e que 70% dos entrevistados dizem não se importar em pagar um pouco mais por isso. 

Como colocar em prática 

Uma vez que as motivações estão cada vez mais claras, vem o 2º passo: como colocar em prática e acompanhar os resultados? Para tanto, apresentamos a solução ARCHER, da RSA, com a qual é possível automatizar, integrar e organizar seus processos de gestão ESG. Dentre as principais funcionalidades, podemos destacar: 

  • Mapeie seus dados ESG em relação aos padrões do setor, incluindo SASB, GRI e estruturas corporativas. 
  • Automatize o mapeamento de ESG e objetivos de negócios com análise de risco automatizada. 
  • Crie, rastreie e execute planos de projeto para atingir metas e marcos. 
  • Habilite alertas, em tempo real, que monitoram o risco de terceiros, para que você possa resolver quaisquer problemas antes que eles se tornem um problema sério. 
  • Incorpore impactos de terceiros e da cadeia de suprimentos na estratégia ESG corporativa. 

Escolha frentes de atuação coerentes com o seu negócio e conte com a Athena Soluções Inteligentes para automatizar, integrar e organizar seus processos de gestão de ESG, com consultores especializados e certificados.