Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Dark web Malware Senha

Cuide das suas senhas!

Diariamente lidamos com diversas situações que exigem senha, mas a verdade é que elas geralmente são criadas e mantidas de forma descuidada. Ter uma senha fraca (ou reutilizada em diversas outras várias contas) equivale a deixar a porta da sua casa aberta para qualquer um entrar.

Nesse artigo vamos mostrar o risco de ter senhas fracas e dar algumas dicas para protegê-las de uma vez por todas.

Sim, sua senha pode ser fraca

No final de 2024 a NordPass divulgou seu relatório anual com a lista das senhas mais populares do mundo. O estudo é uma forma de alertar os usuários sobre códigos muito comuns e fáceis de serem quebrados por invasores. Alerta: caso suas senhas apareçam no ranking, é importante que você as troque urgentemente.

O relatório foi construído com base em senhas roubadas por malwares ou expostas em vazamentos, usando bancos de dados disponíveis publicamente ou na dark web.

Assim como em anos anteriores, as senhas mais inseguras são também as mais óbvias possíveis: combinações ou sequências numéricas básicas, a primeira linha de letras no teclado (qwerty) e palavras simples como “password“.

Ranking brasileiro:

  1. 123456
  2. querty123
  3. qwerty1
  4. 123456789
  5. 12345678
  6. 12345
  7. 102030
  8. admin
  9. Brasil
  10. Qwerty123

De acordo com o estudo, invasores levam menos de um segundo para “adivinhar” essas senhas e fazer o login sem autorização nas contas.

As senhas corporativas no alvo

O relatório também avaliou as piores senhas do mundo corporativo e verificou que as senhas mais comuns que as pessoas usam no trabalho não são tão diferentes das que usam em suas vidas pessoais. Curiosamente aquelas geradas automaticamente, como “123mudar”, aparecem no ranking. Ou seja, os colaboradores recebem da equipe de TI e seguem utilizando normalmente.

Dicas para proteger suas senhas

Para evitar o comprometimento das suas informações (ou da empresa onde você trabalha), seguem algumas dicas importantes:

  1. Use senhas fortes e exclusivas para cada conta: crie senhas que sejam longas e complexas, utilizando uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Preferencialmente com mais de 10 caracteres.
  2. Atualize suas senhas regularmente: mesmo as senhas fortes devem ser atualizadas de tempos em tempos, especialmente se você suspeitar que alguma conta possa ter sido comprometida.
  3. Perguntas de segurança: ao definir perguntas de segurança, não use informações comuns que podem aparecer em uma busca online (inclusive nas redes sociais). Assegure-se de que só você saiba as respostas dessas questões.
  4. Habilite a autenticação multifator (MFA): a MFA adiciona uma camada extra de segurança, exigindo que você prove sua identidade com algo além de apenas uma senha, como um código enviado ao seu telefone ou um reconhecimento facial.
  5. Utilize um gerenciador de senhas: nada de papelzinho ou planilha com senhas. A maneira mais segura e eficiente de administrar suas senhas é com a ajuda de um gerenciador de senhas.

Gerenciador de senhas

Ter senhas fortes e seguras é uma necessidade para garantir a segurança de suas informações pessoais e financeiras (além das informações corporativas). Com o aumento dos ataques cibernéticos cada vez mais sofisticados, garantir a proteção das suas informações você evita problemas sérios como roubo de identidade, fraudes e perda de dados sensíveis.

O gerenciador de senhas é uma ferramenta importante para quem busca segurança e praticidade na gestão de suas credenciais, especialmente àqueles que lidam com muitas senhas do seu dia a dia. Além de armazenar e gerenciar, o gerenciador de senhas também pode ajudar a identificar a criar senhas fortes. Considere adquirir um desses e adote as dicas para criação de senhas fortes. Faça a sua parte!