Botnet: o que é, como funciona, os tipos e como proteger seu negócio
As botnets são mais uma ameaça crescente que coloca em risco a segurança das informações corporativas. Essas redes de dispositivos comprometidos, controlados por cibercriminosos, representam um desafio sério para a segurança online.
O que é botnet?
Uma botnet é um conjunto de dispositivos infectados por malwares e controlados de forma remota por cibercriminosos. Essa rede de dispositivos comprometidos passa a ser utilizada para uma série de atividades maliciosas, como ataques massivos de negação de serviço (DDoS), roubo de informações sigilosas e até espionagem cibernética.
Principais riscos das botnets
• Exploração de dados sensíveis
• Interrupção de serviços online através de ataques DDoS – grande quantidade de tráfego é direcionada a um servidor ou rede específica, acarretando uma sobrecarga de sistemas
• Prejuízo financeiro
• Danos à reputação da marca
Alguns tipos de ataques de botnets
Zumbis
Em um ataque zumbi, um computador conectado à internet está sendo controlado por um hacker ou malware. O bot pode ser instalado no computador de destino usando um cavalo de Troia. O computador fica “sem pensar”, como um zumbi, à medida que a pessoa ou malware o controla, fazendo com que ele execute tarefas maliciosas.
Spamming
Uma botnet de spam (também conhecida como spambot) refere-se a uma máquina que distribui e-mails de spam para computadores. Esses e-mails tendem a ter anúncios de produtos como pornografia, software antivírus falso ou mercadorias falsificadas. Os e-mails também podem ter vírus de computador ocultos dentro deles.
Os spamistas podem comprar uma botnet que já infectou muitos computadores e, em seguida, enviar e-mails de spam na tentativa de infectar dispositivos. Com esse método, é mais difícil descobrir de onde o ataque originalmente veio.
Spyware
Um hacker de botnet que usa spyware usa uma botnet que pode clicar automaticamente em links para publicidade on-line ou em páginas da web. Como esses cliques muitas vezes geram receita para os anunciantes, os botnets de spyware podem ser usados por criminosos empreendedores para obter uma renda estável.
Rastreador da web
Também conhecido como web spider, é um bot em um mecanismo de pesquisa que baixa e indexa conteúdo do site. O objetivo desse tipo de bot é descobrir do que se trata cada site. Dessa forma, esse site pode ser combinado com a consulta de um pesquisador quando necessário. Eles “rastreiam” a web, pegando informações de sites, organizando e categorizando-as usando software.
Como se proteger de ataques de botnet
Software de Segurança
Mantenha um software antivírus e firewall atualizados para proteger seus dispositivos contra malware.
- Senhas Fortes
Use senhas fortes e exclusivas para suas contas online e evite usar a mesma senha em vários serviços.
- Atualizações
Mantenha seu sistema operacional e softwares atualizados para corrigir vulnerabilidades de segurança.
- Links e Anexos
Tenha cuidado com links e anexos em e-mails e mensagens, especialmente se forem de fontes desconhecidas.
- Autenticação de Dois Fatores
Habilite a autenticação de dois fatores sempre que possível para adicionar uma camada extra de segurança às suas contas.
- Monitoramento
Monitore o tráfego da sua rede em busca de atividades suspeitas e comportamentos anormais.
- Educação corporativa
A educação e conscientização dos colaboradores sobre práticas de segurança cibernética também é uma ação essencial para qualquer tipo de empresa.
