Black Friday: atenção aos golpes virtuais
A data oficial da Black Friday esse ano é só no final do mês, mas muitas lojas já estão antecipando suas promoções com alguns “esquentas”. Considerada uma data importante para o comércio, a experiência pode se tornar uma grande dor de cabeça.
Nos primeiros dez meses de 2023, a Kaspersky identificou e bloqueou 30.803.840 ataques de phishing voltados a compras on-line, sistemas de pagamento e instituições bancárias – sendo que as plataformas de comércio eletrônico foram usadas como disfarce em 43,5% das mensagens falsas (13.390.142 ataques de phishing).
Já em outubro e novembro, foi observado um aumento de três vezes no registro de domínios usando as palavras “Black Friday”. Golpe atrás de golpe.
Por gerar muita comoção e atitudes impulsivas de compra, o evento é considerado uma ótima oportunidade para a proliferação dos ataques virtuais.
Para prevenir a propagação das ameaças virtuais e garantir a segurança dos compradores, elencamos 9 dicas para os consumidores on-line não caírem em golpes durante a Black Friday:
- Não utilize mecanismos de busca na hora de procurar boas ofertas. Procure em sites já conhecidos e confiáveis. O intuito é reduzir as chances de utilizar um site falso.
- Patches de segurança e atualizações dos navegadores: mantenha seus navegadores e aplicações atualizados para diminuir o risco de vulnerabilidades a serem exploradas.
- Preste sempre atenção nas mensagens com ofertas – design diferente, links suspeitos, ofertas muito vantajosas…
- Suspeite de promoções com preços muito baixos recebidas por e-mail, anúncios nas redes sociais e WhatsApp. Os cibercriminosos estão cada vez mais criativos quando se trata de falsas promoções.
- Use senhas únicas para cada site ou serviço. Caso você use apenas uma senha, se ela for roubada, todos os serviços estarão comprometidos.
- Não se esqueça de manter o antivírus atualizado para evitar possíveis ataques. O próprio software avisa quando surgem novas atualizações.
- Evite usar um Wi-fi público, principalmente quando precisar inserir dados pessoais.
- Crie cartões virtuais para compras on-line diferentes: no app do seu banco você provavelmente consegue criar cartões para serem utilizados uma única vez. Dessa forma, em caso de problemas, é fácil cancelar.