Segurança da informação: 8 boas práticas para usuários
Segundo um relatório da Kaspersky Lab e B2B International, 46% dos incidentes de segurança, nas empresas, são ocasionados por usuários desatentos ou desinformados. Foi pensando nesse alto percentual que listamos 8 boas práticas para ajudar a garantir a segurança das informações corporativas e até pessoais.
Boas práticas no dia a dia corporativo
Aqui estão listadas dicas simples e fáceis de aplicar para tornar suas atividades mais seguras:
- Cuidado com anexos nos e-mails: um dos principais meios de entrada dos cibercriminosos, os objetivos vão desde roubo de senhas até instalar softwares maliciosos. Então, antes de clicar, avalie a procedência da mensagem.
- Limpe o cache do navegador: a cada duas semanas limpe o histórico e o cache do seu navegador para garantir que nenhum pedaço de software malicioso fique ligado ao programa. Caso tenha alguma dúvida de como fazer, acesse esse link.
- Cuidado com as credenciais: seus dados de acesso são sua responsabilidade e, em mãos erradas, podem garantir trânsito livre de criminosos aos seus dados e à rede da empresa. Por isso, não guarde cópias de login e senha em lugares fáceis de serem achados e acessados.
- Zele pelo e-mail do trabalho: evite cair em listas de spam utilizando um endereço de e-mail pessoal para fazer cadastros em sites nos quais tem um interesse particular. Uma boa dica é ter um endereço exclusivamente para isso.
- Cuidado ao abrir conteúdos pessoais: atenção redobrada ao lidar com e-mails pessoais no trabalho, em especial se você recebe muitos conteúdos promocionais de fontes variadas e com potencial para ataques de phishing. Um único computador infectado pode prejudicar todos os dispositivos de uma rede corporativa.
- Não burle as regras: se a empresa possui diversos níveis de acesso à rede e filtros a sites externos, não é à toa. Tais medidas foram aplicadas para garantir a segurança da informação. Não tente burlá-las.
- Conheça as políticas de segurança: leia o manual de práticas de segurança da empresa e coloque tais medidas em prática na execução de suas tarefas.
- Use senhas fortes: nunca use senhas fáceis de serem deduzidas (como aniversários) nem senhas padrão como “password”. Uma boa senha é aquela que podemos lembrar facilmente, mas que um hacker não consegue decifrar. Ou seja, fácil para você, complexa para ele.