Por que devo adotar o NIST Cybersecurity Framework?
Por Rodrigo Belone, Consultor de Soluções
Primeiro, vamos dar um passo atrás e listar os problemas de segurança cibernética que provavelmente estão em primeiro lugar.
- Você se preocupa com riscos e vulnerabilidades invisíveis.
- Você não tem um inventário preciso dos ativos que precisam ser protegidos.
- Sua equipe gasta muito esforço perseguindo itens que não terão impacto, enquanto você gostaria que eles se concentrassem no risco real.
- Você quer saber como lidar com itens de risco com suas ferramentas atuais e o que está disponível no mercado.
- Seus colegas fora da equipe de segurança não entendem o risco cibernético e, portanto, não conseguem entender tarefas críticas de mitigação.
- Seu conselho está começando a perguntar sobre a quantificação dos resultados de redução de risco do plano estratégico de segurança cibernética que sua equipe está executando. “Estamos em conformidade com o NIST?”
A estrutura pode ajudá-lo com esses desafios. Com ela você será capaz de alavancar os aprendizados de pessoas que abordaram com sucesso problemas semelhantes.
O objetivo da estrutura é ajudá-lo a priorizar investimentos e decisões em segurança cibernética, além de raciocinar sobre a maturidade do seu programa e fornecer uma estrutura para conversas com as partes interessadas, incluindo a alta administração e seu conselho de administração.
Usando o pacote de aplicativos do NIST no ARCHER
O pacote de aplicativos Archer NIST- Aligned Cybersecurity Framework fornece diretrizes diretas para abordar e gerenciar riscos de segurança cibernética. Os proprietários de perfis podem catalogar o estado atual, priorizar e definir o escopo dos elementos do perfil e definir seus resultados de estado desejados ou direcionados para o programa de segurança cibernética de sua organização.
Os avaliadores, então, avaliam esses perfis em relação às categorias do Cybersecurity Framework. Avaliações anteriores podem ser arquivadas para comparação com o perfil atual e medir o progresso. Relatórios e painéis fornecem uma visão clara do estado atual da segurança cibernética e do progresso que está sendo feito em direção ao estado desejado de segurança cibernética.
Com a oferta do Archer NIST- Aligned Cybersecurity Framework, agências governamentais e empresas do setor privado podem avaliar e medir sua postura de segurança cibernética, abordar lacunas e relatar a postura de segurança cibernética de uma maneira significativa que seja compreendida por todas as partes interessadas.
Benefícios
- A metodologia concisa permite que as organizações entendam como seus esforços de segurança cibernética se comparam às orientações e fontes autorizadas do NIST.
- A linguagem comum garante uma comunicação clara dos requisitos e do progresso entre todas as partes interessadas, incluindo a equipe de segurança de TI, gerenciamento, parceiros, contratados, fornecedores e outros.
- A aplicação do NIST Cybersecurity Framework versão 1.1, lançada em abril de 2018, e as melhores práticas de gerenciamento de risco melhoram a segurança cibernética e a resiliência da infraestrutura crítica, independentemente do tamanho da organização ou do nível de sofisticação da segurança cibernética.
Características principais
- Priorizar e definir o escopo dos objetivos e prioridades de negócios da organização.
- Criar um perfil atual que indique o progresso em direção aos resultados desejados.
- Acompanhar as versões da biblioteca do NIST Cybersecurity Framework para avaliações de segurança cibernética.
- Avaliar o risco do ambiente operacional e identificar a probabilidade e o impacto de um evento de segurança cibernética.
- Identificar um perfil de destino que descreva os resultados de segurança cibernética desejados da organização.
- Analisar o perfil atual em relação ao perfil alvo por função, categoria, nível ou processo de negócios para determinar lacunas.
- Implementar um plano de ação para identificar as etapas necessárias para corrigir as lacunas.