Como o ESG funciona na prática
O termo ESG refere-se ao conjunto de práticas que vão além das questões econômicas e financeiras das empresas, aprofundando-se nas diretrizes sociais, ambientais e processuais do ambiente empresarial.
São justamente destes fatores que verificamos quais empresas estão mais comprometidas com as novas demandas globais de sustentabilidade e, consequentemente, têm mais chances de serem bons negócios, que impactam positivamente o planeta.
Entre algumas ações que podem ser seguidas, estão:
Critérios ambientais | Critérios sociais | Critérios de governança |
● Aderência às metas climáticas atuais ● Proteção ambiental ● Consumo responsável de água e energia ● Compromisso com a redução de emissões de carbono ● Gerenciamento de armazenamento e descarte de resíduos | ● Respeito aos Direitos Humanos e Trabalhistas ● Implementação de política de salários justa e condições de trabalho seguras ● Envolvimento da comunidade ● Adoção de iniciativas de responsabilidade social | ● Adoção de políticas de diversidade e inclusão ● Privacidade e Proteção dos dados ● Critérios para Remuneração executiva ● Preocupação com ética de negócios ● Proteção dos interesses dos stakeholders ● Divulgação e Transparência |
Motivos para aderir às práticas ESG
Vantagem competitiva
É fato que os consumidores e clientes de hoje estão cada vez mais atentos e preocupados com questões éticas, sociais e ambientais.
Redução de custos
Ao implementar um programa ESG, as empresas podem acompanhar suas principais métricas e implementar iniciativas visando melhorar a eficiência, o que, por sua vez, leva à redução de custos. Além disso, a preocupação com outros fatores, como a privacidade dos dados, ajudam a evitar multas e penalidades decorrentes de descumprimento de regulamentos, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Atratividade para investidores
Um estudo recente da Bloomberg estima que, em 2025, a agenda ESG deve atrair US$53 trilhões em investimentos, ante a cifra de US$ 38 tri registrada em 2020.
Prospecção da Cadeia de Suprimentos
Assim como os investidores estão prestando mais atenção ao ESG, muitas empresas estão procurando parceiros da cadeia de suprimentos que abracem os esforços de sustentabilidade.
Atração e retenção de talentos
O estudo Edelman Trust Barometer 2021 – Relatório Especial – O Empregado Motivado por Convicção, mostra que 74% dos brasileiros esperam poder gerar impacto social positivo no seu trabalho. Eles ainda afirmam que fatores como identificação com os valores da empresa são decisivos para avaliar ou considerar um emprego.
Embora regulamentos específicos de divulgação ainda estejam sendo desenvolvidos, a publicação obrigatória de relatórios ESG é praticamente inevitável. A hora de começar a enxergar a importância do ESG é agora.