O Wi-fi público pode ser uma armadilha
A mobilidade é uma realidade para todas as pessoas. Em todo o lugar vemos pessoas com smartphones e laptops. Restaurantes, hotéis, aeroportos, lojas… Estar conectado – seja para uso recreativo ou para trabalhar – virou uma condição necessária e obrigatória.
No entanto, os mesmos recursos que tornam os pontos de acesso de Wi-Fi gratuito ótimos para os usuários também são atraentes para os hackers, uma vez que não há necessidade de autenticação para estabelecer uma conexão de rede. Isso cria uma excelente oportunidade para que um hacker obtenha acesso ilimitado a dispositivos desprotegidos na mesma rede, sendo capaz de posicionar-se entre o usuário e o ponto de conexão. Assim ele terá acesso a todas as informações que o usuário está enviando pela internet, como e-mails importantes, dados de login e senha e até credenciais corporativas.
Além de roubar informações, o hacker também pode utilizar a rede desprotegida para distribuir códigos maliciosos e infectar computadores e celulares. Mas como evitar os riscos à segurança com o uso de wi-fi público e gratuito? Vale lembrar que os hackers costumam ir atrás dos alvos mais fáceis e, ao adotar algumas boas práticas, você estará seguro para utilizar seus dispositivos onde quiser e precisar.
1. Use VPN (Virtual Private Network)
Ela atua como um intermediário entre seu dispositivo e a internet, criptografando os dados trafegados mesmo quando você utiliza redes desprotegidas.
2. Use conexões SSL
Ative a opção “Sempre usar HTTPS” nos sites que você acessa com frequência ou que exigem a inserção de algum tipo de credencial.
3. Não faça nenhuma transação financeira
Evite digitar qualquer informação confidencial de natureza financeira.
4. Evite fazer login nas redes sociais
Assim como os dados financeiros, esses dados de acesso são extremamente interessantes para os hackers.
5. Desative o compartilhamento de arquivos
Você pode desativar o compartilhamento nas preferências do sistema ou no Painel de Controle, dependendo do seu sistema operacional.
6. Limpe os cookies de seu navegador
Os cookies guardam diversas informações do que você fez na internet, incluindo nomes de usuário e senhas, facilitando o vazamento de dados.
7. Utilize recursos de verificação de segurança
Sempre que possível, ative a verificação em duas etapas.
8. Desligue o Wi-Fi quando não estiver usando
Também verifique se o seu dispositivo não está configurado para se conectar automaticamente às redes de Wi-Fi desconhecidas.
9. Esteja sempre protegido
É fundamental manter uma solução de segurança instalada em seus dispositivos móveis.