Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

ESG Governança GRC | IRM
ESG-Como-trazer-o-pilar-Governanca-a-pratica

Como trazer o pilar Governança para a prática

Por Marcelo Lopes, Gerente de Serviços de GRC

Muito falado nos últimos tempos, ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance) refere-se à preocupação com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança.

As pessoas estão cada vez mais atentas com questões relacionadas à responsabilidade social e qual a postura das empresas frente a elas. No entanto, tal preocupação não se limita a consumidores apenas e já atingiu o mercado financeiro. Os pilares do ESG passaram a considerados nas análises dos riscos e nas tomadas de decisões dos investidores.

Cada empresa é única, cada plano também difere um do outro. No entanto, o objetivo final é universal: gerenciar recursos de forma a maximizar o valor para todas as partes interessadas e a consequente redução de custos incorridos por um gerenciamento inexistente ou de baixa maturidade.

Definição do ESG nas empresas

Environmental (ambiental) – Processo transparente de mitigação de riscos aos negócios e sociedade, envolvendo a avaliação dos impactos negativos e positivos, dentro dos aspectos de emissão de gases, descarte de resíduos e produtos perigosos, recursos hídricos, poluição, dentre outros. Para alguns segmentos de negócios, existem resoluções normativas com exigências de licenciamentos avaliados por órgãos ambientais.

Social – Processo que demonstra como a empresa direciona esforços para o adequado relacionamento com os clientes, funcionários, investidores e fornecedores. São assuntos que tratam desde questões que envolvem diversidade, inclusão, trabalho escravo, assédios, direitos humanos…, até aspectos operacionais como a mitigação de riscos reputacionais (imagem) e proteção de dados pessoais. Lembrando que aqui, para que seja demonstrado o valor agregado ao negócio, as iniciativas devem ser duradouras e periodicamente revisadas.

Governance (governança) – É o sistema pelo qual as empresas são dirigidas e controladas. Trata-se de estrutura e processos para tomada de decisão, responsabilização e controle, considerando sempre a transparência, prestação de contas, equidade e a responsabilidade corporativa como direcionadores estratégicos.

Mas por que é preciso impulsionar o processo de ESG?

Para atrair clientes: São considerados alguns aspectos como importantes, se não essenciais, para a decisão sobre investimentos em negócios: valores éticos, impactos ambientais e sociais e atendimento a regulamentos e requisitos legais.

Para garantir um planeta mais saudável: Empresários e investidores de grandes empresas globais veem a necessidade da transparência em sua exposição ao risco devido ao surgimento de regulamentações focadas no clima em todo o mundo.

Melhores maneiras de operar o negócio: Novas tecnologias, como automação de dados, software de inteligência energética, dentre outros, fornecem os dados necessários para controlar melhor as operações do ambiente de negócios. As empresas que usam a tecnologia fornecem aos seus proprietários e operadores melhores insights sobre o desempenho do negócio, encontrando oportunidades de economia de custos e projetos de investimento de capital.

Como construir uma estrutura de ESG?

Construa uma equipe de ESG: A equipe que for definida deve se estender além do nível executivo. Por isso, é importante que o time compreenda as necessidades de certificações, as medições do processo, o reporte executivo para Órgãos Reguladores, bem como fornecer sugestões objetivas sobre áreas de melhoria.

Aborde questões regulatórias: Com base na localização e tamanho da empresa podem existir normas regulatórias específicas que devem ser cumpridas. Esta é uma área em que empresas de consultoria e/ou ferramentas de GRC, podem ser primordiais para agilizar o processo de atendimento regulatório.

Monitore o processo: Garantir o sucesso significa manter seu plano nos trilhos. Isso requer monitoramento e avaliação constantes para fazer os ajustes necessários.

Como a Athena poderá auxiliar nesse processo de implementação?

A solução Archer ESG Management fornece avaliação, mapeamento, monitoramento, e quantificação dos programas ambientais, sociais e de governança da organização, oferecendo aos principais stakeholders uma visão completa e agregada das cadeias de valor da organização e sua capacidade de cumprir suas responsabilidades sociais e de sustentabilidade.

Executivos e membros do Conselho podem usar os relatórios gráficos e dashboards e em tempo real para visualizar e avaliar conformidade, impacto ambiental e risco da cadeia de suprimentos com dados e métricas quantificáveis. Esses dados acionáveis ajudam a informar a melhor tomada de decisão e o cumprimento das metas corporativas, ao mesmo tempo em que mitigam riscos e garantem que o negócio tome medidas para garantir seu sucesso.

Características:

◉ Mapeie seus dados do ESG contra padrões do setor e estruturas corporativas.  

◉ Automatize o mapeamento de objetivos de ESG & business com análise automatizada de riscos.  

◉ Crie, rastreie e execute planos de projeto para atingir metas e marcos. 

◉ Possibilite alertas em tempo real que monitorem o risco de terceiros, para que você possa resolver quaisquer problemas antes que eles se tornem um problema.

◉ Incorpore impactos de terceiros e da cadeia de suprimentos à estratégia corporativa do ESG.

Principais benefícios:

◉ Monitore e atue nos riscos atuais e futuros do ESG.  

◉ Ganhe clareza sobre a evolução de regulamentos, requisitos e passivos.  

◉ Avalie o desempenho contra limiares usando relatórios gráficos e dashboards intuitivos.

◉ Obtenha informações sobre as métricas do ESG a partir de análise e representação de dados de visualização.

◉ Forneça a investidores, partes interessadas e reguladores relatórios acionáveis e em tempo real sobre iniciativas de ESG e métricas de scorecard.